quarta-feira, 23 de junho de 2010

1001 filmes para ver antes de morrer

Adquiri recentemente um livro volumoso intitulado 1001 filmes para ver antes de morrer (infelizmente creio que morrerei antes de ver todos, pois são muitos e alguns, extremamente difíceis de encontrar).

Trata-se de um bom guia para quem procura um ótimo filme; as indicações são bem variadas, com produções de todos os gêneros, para todo tipo de público (saudosista, intelectual, clássico, descompromissado etc.), mas é inegável que o editor conseguiu compilar o que há de melhor em termos de cinema, e as indicações estão organizadas por ordem cronológica, com páginas ilustradas, o que deixou o formato bem interessante (apenas ainda não tive a paciência de contar se são realmente 1001 filmes!).

Não poderia deixar de compartilhar, entretanto, um erro bisonho cometido por uma das resenhistas, que escreveu sobre O poderoso chefão. A desavisada, talvez por um lapso, comenta que Don Corleone foi assassinado a tiros, motivo que leva Michael Corleone a realizar sua vendeta(!); oras, eu que deveria cometer uma vendeta contra a figura que escreveu uma bobagem dessas!