segunda-feira, 9 de março de 2009

Dicas de filmes: thrillers de suspense

Muitos filmes, principalmente thrillers de suspense, caem no esquecimento por motivos que, às vezes, fogem do nosso entendimento. Citaria aqui pelo menos cinco ótimos exemplos desse gênero (postarei mais depois): Malícia, de 1993, A farsa, de 1988, Face a face com o inimigo, de 1992, Sob a sombra do mal, de 1990 e, mais recente, Vidas em jogo, de 1997.
Todos exemplos vívidos de roteiros que mais se valem de uma história bem contada do que de reviravoltas sem sentido, que não têm razão de ser dentro da narrativa além de uma mera tentativa de fazer algo diferente do que já se fez. Essa característica, inclusive, está muito presente em alguns dos mais recentes produtos que Hollywood tem lançado goela abaixo de incautos espectadores.

Melhor mesmo é fazer uma coleta de informações para chegar a esses filmes injustamente esquecidos por grande parte dos que gostam de cinema, para ter agradáveis surpresas (desde que você não seja daqueles que tenham aversão a filmes mais antigos!). No Orkut há uma comunidade boa para isso, chamada “filmes que ninguém se lembra”. As pessoas da comunidade conhecem muitos desses filmes, ajudando bastante na lembrança dos nomes e até mesmo em como fazer para baixá-los nos variados softwares de download disponíveis na rede.

Vidas em jogo e Face a face com o inimigo estão disponíveis em DVD, sendo, por isso, mais fáceis de encontrar; os demais eu ainda não encontrei nesse formato, mas é possível baixar pela internet, desde que você saiba o título original da obra. Para ajudar, trago essa e outras informações por meio de links que encontrei na internet:

Malícia:
http://www.adorocinema.com/filmes/malicia/malicia.asp

Sob a sombra do mal:
http://www.adorocinema.com/filmes/sob-a-sombra-do-mal/sob-a-sombra-do-mal.asp

Vidas em jogo:
http://www.adorocinema.com/filmes/vidas-em-jogo/vidas-em-jogo.asp

Face a face com o inimigo:
http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=11751

A farsa:
http://cineminha.uol.com.br/filme.cfm?id=75210

Nenhum comentário:

Postar um comentário