sexta-feira, 6 de março de 2009

Mar aberto

Terror que vem do mar

Sempre gostei de filmes que, a partir de um argumento simples, conseguem nos colocar frente a frente com os nossos mais indesejados sentimentos, tirando-nos da nossa zona de conforto. Pois é exatamente o que ocorre em Mar aberto. Baseado (verdadeiramente) em fatos reais, o filme trabalha a tensão de um casal esquecido em alto mar ao saírem para mergulho próximo à grande barreira de corais australiana.

Depois de um erro na contagem dos turistas, o barco parte sem a dupla, que ainda estava submersa. Após a infeliz constatação de que a embarcação não está mais no local, o casal começa a passar pelo mais temido pesadelo de todos que praticam mergulho: ser esquecido em uma área infestada de tubarões! O que se segue é pouco mais de uma hora de pânico e sofrimento em que é perfeitamente possível a identificação com os personagens, graças à escolha acertada do diretor Chris Kentis (autor também da fotografia e da edição) ao escalar atores desconhecidos para os papéis principais. O uso de câmera digital confere realismo às imagens, ao mesmo tempo em que favorece essa proximidade do expectador com o casal.

Merece destaque ainda a sequência noturna, em que só podemos realmente saber o que está acontecendo pela claridade dos relâmpagos (pode-se enxergar a silhueta dos tubarões rodeando o casal). Trata-se de uma bela obra de suspense que surpreende não só pela tensão das suas sequências, mas também pela incrível capacidade que tem em nos fazer sentir o desespero da dupla que sofreu esse terrível acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário