quarta-feira, 18 de março de 2009

Por que o BBB é uma merda?

Darei um tempo no cinema para dedicar as próximas linhas a um assunto que me irrita bastante. Exporei minha opinião sobre esse lixo da TV brasileira que atende pelo nome de BBB. A ideia do programa surgiu com John de Mol em 1999, que emprestou o nome Big Brother do livro 1984, de George Orwell. A princípio parecia até ser uma boa ideia: colocar em uma mesma casa várias pessoas comuns para analisar o comportamento delas ante à pressão do privamento de contatos com o mundo exterior. Uma experiência parecida foi conduzida em 1971 pelo psicólogo Philip Zimbardo, chamada de “A experiência de Stanford”, em que 19 homens seriam selecionados entre guardas e presidiários numa espécie de prisão construída nos fundos da faculdade, visando ao estudo dos efeitos psicológicos numa cadeia. Esse evento foi retratado no filme alemão Das experiment, de 2001. Mas e o BBB, visa a que?

De fato, é aí que reside o grande problema do programa: é uma espécie de parque de diversões para voyeurismo, nada mais. Não sei como a “atração” é conduzida nos outros países em que é produzida, mas a versão brasileira, desde o início, é um desfile de imbecilidades e diálogos da profundidade de um pires. Gente que quer aparecer a todo custo, submetendo-se a quase tudo, em busca de fama não por meio de algum talento artístico (embora alguns possam até ter mesmo), mas muito mais pela superexposição, que cria uma enxurrada de “celebridades” sem nada a oferecer a não ser peitos, bundas... e chatice! E ainda há uma Rede Globo, que força a barra para transformar alguns em atrizes, apresentadores do “cansástico”... Exemplos não faltam de personagens desinteressantes que não servem nem como entretenimento pueril, que dirá para se tentar fazer qualquer análise sociológica ou comportamental. Será que quando de Mol idealizou o programa ele tinha noção de quanta imbelicidade estava por vir?

Já que o blog serve, entre outras coisas, para postar dicas de filmes, por que não indicar também alguns programas do tipo reality show que não têm a idiotice que se vê num BBB? O People & Arts exibe alguns, o Discovery Channel, outros. Um que achei bem interessante é o “10 anos mais jovem”, no qual uma pessoa é escolhida para passar por um “upgrade” na aparência e no guarda-roupa. “Perder para ganhar”, do Discovery Home and Health, é outro exemplo que vale a pena ser conferido. Gosto de "O Aprendiz", mas é hilário ver Roberto Justus tentando se passar por Donald Trump na versão brasileira! Enfim, há diversas opções na TV paga, mas também na TV aberta: ver "Super Nanny" ou "Dr. Hollywood" é infinitamente melhor do que se desgastar vendo aquelas discussões tolas dos idiotas do BBB. Aliás, ver qualquer coisa é melhor do que ver essa merda!

12 comentários:

  1. Você é curto e grosso na crítica, por isso é um dos meus, e esse blog também. Preciso dizer que gostei? Acho que não, e não tenho nada a falar sobre o BBB, você já disse tudo.
    Um abraço,
    Nilson
    www.co-lirius.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Puxa, cara! Arrasou com sua crítica. Quero escrever igual a você quando eu crescer! rsrs
    Abraço,
    Júnia
    www.juniakelle.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Junia, desculpe pela demora de 3 anos em responder, rsrss, mas muito obrigado pelo elogio, e seguimos odiando esse lixo da TV brasileira e mundial!!

      Excluir
  3. put's.....o tipo de reportagem que eu queria ver.....arrazouuuuuuuuuu........pena que as cabeças dos (fãs) desse tal BBB, ta voltada pras briguinhas de esquinas, que não leva ninguem a nada...
    Quer jogar horas e horas da sua vida no lixo?....assista essa merda de BBB....

    ResponderExcluir
  4. É uma merda o BBB, quando saiu os primeiros, até que eu assitia pq era novidade.

    Acho um programa muito bobo, e sem utilidade, tem tanta coisa legal para passar, o BBB é ferramenta de marketing da Globo.

    Detesto e não assisto

    ResponderExcluir
  5. eu nao assisto o bbb mais acho que o programa e muito bom sim, se não estaria a 10 anos no ar no brasil e em outras emissoras do planeta então e meio estranho meia duzia de inteligentes não gostarem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não assiste, e acha bom? Cara, se você vesse BBB (Big Brother Brasil), aí sim poderia dar sua critica. Mais você NÃO assisti. Lá só contém gente brigando, se beijando, e fazendo baixaria lá. Não tem nada de especial nem de legal naquele programa. Por isso a globo não cresce mais! Ela só fica colocando estes programas estúpidos no ar. Se eu trabalhasse na globo, tiraria esse BBB aí. Então, primeiro assista antes de julgar. Beleza?

      4Beijos,
      Thalita.

      Excluir
    2. Bom, a Thalita respondeu por mim! Não é ser metido a inteligente, é saber diferenciar lixo de coisa boa... e isso hoje em dia, meu filho, tá difícil, difícil!!

      Excluir
    3. esta no ar porque tem retardado que assiste

      Excluir